quarta-feira, 20 de maio de 2009

Um pouco de Camões...


Luís Vaz de Camões, nasceu provavelmente em Lisboa em 1524 ou 1525.
Sua família era de pequenas posses, mas freqüentava a corte ou ocupava cargos importantes, como o do tio que era prior do mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, onde o poeta teria feito o curso de artes. Graças a esse começo se firmaram as bases de sua sólida formação cultural, que levou Wilhelm Storck a chamá-lo "filho legítimo do Renascimento, e humanista dos mais doutos e distintos de seu tempo". É possível que tenha freqüentado a Universidade de Coimbra, embora os registros acadêmicos não lhe façam qualquer referência.
De 1542 a 1545 parece ter morado em Lisboa, vivendo as primeiras paixões amorosas e dificuldades com o meio.
Como soldado, integrou a tripulação das armadas que patrulhavam a zona do Mar Vermelho e do Golfo Pérsico.
Nas poucas cartas que sobreviveram das muitas escritas por Camões, entrevê-se muito de seu estilo poético: em algumas descreve para um amigo a vida social de Lisboa, seus costumes e pecados. Com ironia ácida, ataca a hipocrisia das relações mundanas e as contrapõe às doçuras da vida no campo, de onde o amigo escrevera.

Grupo : Diego, Laura, Monalisa,Thais, Tayenne

2 comentários:

  1. Nas poesias de Camões, há predominância em versos decassílabos com composição poética na forma de soneto. Em relação ao conteúdo, encontram-se variados temas ligados não só ao amor e à mulher, mas também à mudança e ao desconcerto do mundo. Considerando a temática do amor, é possível perceber que quase sempre associada à da mulher; esse sentomento segue um ideal platônico onde ele é o amor sensível e espiritual, com torturas do desejo, no quala mulher é ausente e surge divinizada e inacessível, dona de uma beleza estereotipada, de onde sobressaem os cabelos de ouro; o olhar indefinido, mas doce; o gesto suave; o sorriso honesto, doce e vago. É uma mulher que se pauta pela perfeição e pureza, cuja beleza se reflete na natureza.
    *Observação: as composições poéticas citadas acima, são: “Ondados fios de ouro reluzente” e “Um mover d’ olhos, brando e piedoso”.
    Além desta temática, a poesia de Camões também faz referencia a mudança, sempre para pior, do mundo, evidenciando, desta forma, o desconcerto do mundo, com os valores morais a inverterem-se e a perderem-se, visível no soneto “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”.
    Enfim, particularmente, a poesia de Camões é riquíssima não só em relação às formas utilizadas, como também às temáticas abordadas, preocupando-se sempre com os grandes problemas do ser humano (de forma humanista), enquadrando-se dentro dos princípios do classicismo.

    *Camila Soares do Valle-2C
    *GRUPO: Camila, Caroline, Samara, Mayara, Lailane e Izabella.

    ResponderExcluir
  2. Durante a pesquisa eu vi esses fatos, que na minha opinião sao muito interessantes. Sempre acho os acontecimentos na vida de certas pessoas interessantes e tudo serve de certa forma para aprender. Enfim, muito boa a postagem.

    Daniel Morais-2C-EM

    ResponderExcluir