quinta-feira, 28 de maio de 2009

Aqui vai uma lista dos poemas do Camões. Depois colocaremos hyperlink nos poemas pra ir direto às páginas com os poemas pra ficar mais organizado.

Amor é fogo que arde sem se ver
Verdes são os campos
Transforma-se o amador na cousa amada
Se tanta pena tenho merecida
Busque Amor novas artes, novo engenho
Enquanto quis Fortuna que tivesse
Tomou-me vossa vista soberana
Quem pode livre ser, gentil Senhora
O fogo que na branda cera ardia
Tanto de meu estado me acho incerto
Alma minha gentil, que te partiste
Quando de minhas mágoas a comprida
Ah! minha Dinamene! Assim deixaste
Endechas a Bárbara escrava
Descalça vai pera a fonte
Perdigão perdeu a pena
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades
No mundo quis o Tempo que se achasse
Quando me quer enganar
Amor, que o gesto humano na alma escreve
Quem presumir, Senhora, de louvar-vos
Posto me tem Fortuna em tal estado
Ao desconcerto do Mundo
Eu cantarei de amor tão docemente
Que me quereis, perpétuas saudades?
Se as penas com que Amor tão mal me trata
Se me vem tanta glória só de olhar-te
Quem vê, Senhora, claro e manifesto
O dia em que nasci moura e pereça
Julga-me a gente toda por perdido
Vencido está de amor
Senhora minha, se de pura inveja
O cisne, quando sente ser chegada
Se pena por amar-vos se merece
Sempre a Razão vencida foi de Amor
Coitado! que em um tempo choro e rio
Lembranças, que lembrais meu bem passado
Nunca em amor danou o atrevimento
Erros meus, má fortuna, amor ardente
Qual tem a borboleta por costume
O tempo acaba o ano, o mês e a hora
Quem diz que Amor é falso ou enganoso
De quantas graças tinha, a Natureza
Ditoso seja aquele que somente
Se só no ver puramente
Onde acharei lugar tão apartado

Postado por : Ícaro, Ulisses, Lázaro, Edson e Rodrigo

3 comentários:

  1. Bastante útil para estudar,pois fica mais facil de acessar todos as poesias de Camões.

    ResponderExcluir
  2. Ninguem posta mais nada não??

    ResponderExcluir