Em vida, publicou apenas, além d' Os Lusíadas, três poemas líricos: um, acompanhando o livro de Garcia de Orta, os restantes, incluídos na obra de Pêro de Magalhães Gândavo, História da Província de Santa Cruz.
O restante da produção poética de Camões foi editada postumamente, a partir de 1595, tendo sido recolhida de cancioneiros manuscritos. Nessas compilações iniciais a atribuição de textos a Camões precisava de rigor crítico, mas a partir de 1897 vários estudiosos aplicaram-se a reconstituir com a fidelidade possível a obra lírica do poeta.
Tanto o seu poema épico, como os textos líricos, são considerados de grande qualidade literária, tendo Camões exercido uma profunda influência sobre os poetas posteriores, a qual se estende até os nossos dias. Escreveu igualmente três autos, onde se nota a influência do teatro vicentino e do teatro clássico: Anfitriões, Filodemo, El-rei Seleuco.
Grupo : Diego, Laura,Monalisa, Thais, Tayenne.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nas poesias de Camões, há predominância em versos decassílabos com composição poética na forma de soneto. Em relação ao conteúdo, encontram-se variados temas ligados não só ao amor e à mulher, mas também à mudança e ao desconcerto do mundo. Considerando a temática do amor, é possível perceber que quase sempre associada à da mulher; esse sentomento segue um ideal platônico onde ele é o amor sensível e espiritual, com torturas do desejo, no quala mulher é ausente e surge divinizada e inacessível, dona de uma beleza estereotipada, de onde sobressaem os cabelos de ouro; o olhar indefinido, mas doce; o gesto suave; o sorriso honesto, doce e vago. É uma mulher que se pauta pela perfeição e pureza, cuja beleza se reflete na natureza.
ResponderExcluir*Observação: as composições poéticas citadas acima, são: “Ondados fios de ouro reluzente” e “Um mover d’ olhos, brando e piedoso”.
Além desta temática, a poesia de Camões também faz referencia a mudança, sempre para pior, do mundo, evidenciando, desta forma, o desconcerto do mundo, com os valores morais a inverterem-se e a perderem-se, visível no soneto “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”.
Enfim, particularmente, a poesia de Camões é riquíssima não só em relação às formas utilizadas, como também às temáticas abordadas, preocupando-se sempre com os grandes problemas do ser humano (de forma humanista), enquadrando-se dentro dos princípios do classicismo.
*Camila Soares do Valle-2C
*GRUPO: Camila, Caroline, Samara, Mayara, Lailane e Izabella.
Monalisa 2C: Os poemas de Camoes revelam os acontecimentos da atualidade,mostrando que a sociedade nao mudou. Estudar seus poemas está sendo uma oportunidade muito boa de conhecer cada vez mais a literatura.
ResponderExcluirGrupo:Laura,Tayenne,Thais,Diego e Monalisa.
Os escritos de Camoes sao realmente muito bons, e muitas vezes remetem à nossa epoca atual, mesmo estando em outra epoca.
ResponderExcluirDaniel Morais-2C-EM
Obrigado Camila,seu comentario ajudou muito minha pesquisa.
ResponderExcluirNão seria bonde dos camarões ?
ResponderExcluirASOPKSPOKASOPKASOPKAPOSKPOAS'
Muito bom, gostei do menino com a camisa da element...
ResponderExcluir